Cumpriu-se a tradição de Porto não ganhar na Choupana
O Porto sofreu a primeira derrota no campeonato e já não há equipas invictas.
Os comandantes do campeonato até disfrutaram de supremacia no jogo mas as falhas na concretização de alguns lances ofensivos ditaram o resultado final.
Ao intervalo o resultado ainda era um empate a zero o que se pode considerar justificado. Na segunda parte Lizandro aos 53' esteve perto de marcar mas Diego, com excelente defesa, não o permitiu. Pois passados quatroom minutos foi o Nacional que abriu o activo com um lançamento de Cléber para Lipatin de fora da área fazer um remate indefensável para Hélton.
Mariano Gonzalez pouco depois falhou o empate e Jesualdo Ferreira mexeu na equipa fazendo entrar Adriano e um pouco mais tarde Leandro Lima mas os homens da casa foram-se defendendo com êxito.
Nos últimos minutos e aproveitando o facto de o Nacional ter ficado com menos um jogador (expulsão por duplo amarelo a Felipe Lopes, defesa central que fez a sua estreia) e já com Kazmierczack (no lugar de Mariano) o Porto pressionou na busca do empate mas tal não ocorreu fazendo lembrar (e muito) a ausencia de Quaresma no jogo (castigado por ter atingido uma série de cinco amarelos).
O Porto agora dispõe dos mesmos sete pontos de avanço com que acabou o jogo frente ao Benfica na Luz, desperdiçando com esta derrota o avanço adicional que a derrota do Benfica no Restelo lhe havia trazido.
No final do jogo Jesualdo Ferreira lamentou a falta de finalização e também a actuação do árbitro Pedro Henriques segundo o qual teria sido responsável pela não marcação de um penalty favorável aos portistas ainda com o resultado em 0-0.
Já Jokanovis, treinador do Nacional declarou que «este foi o melhor presente de Natal que podíamos oferecer aos adeptos do Nacional. Os nossos jogadores foram brilhantes. Sentimos a falta de alguns jogadores, mas temos 26 elementos no plantel e todos têm qualidade para jogar. Tirando os primeiros 15 minutos, eles mostraram isso mesmo».
Ficha do jogo:
Estádio da Madeira, na Choupana (Funchal)
Árbitro: Pedro Henriques (AF Lisboa)
NACIONAL – Diego; Patacas, Cardozo, Felipe Lopes e Alonso; Ávalos, Cléber e Juliano; Lipatin (João Coimbra, 84 m), Juninho (José Vítor, 66 m) e Adriano (João Moreira, 55 m).
FC PORTO – Helton; Bosingwa, Pedro Emanuel, Bruno Alves e Fucile; Lucho Gonzalez, Paulo Assunção, Raul Meireles (Leandro Lima, 66 m) e Mariano Gonzalez (Kazmierczak, 78 m); Hélder Postiga (Adriano, 60 m) e Lisandro Lopez.
Golo: Lipatin (57 m)
Disciplina: Cartão amarelo a Felipe Lopes, Cléber e Paulo Assunção.
Cartão vermelho (segundo amarelo) a Felipe Lopes (87 m).
Sem comentários:
Enviar um comentário