Páginas

2007-11-27

Outra vez ? Sporting e o estigma dos últimos minutos

Sporting logoMan. United logo
Man. United

2 - 1

Sporting



Tire-se 5 minutos aos jogos e o Sporting continuaria na Champions

O Sporting com praticamente nulas probabilidades de continuar na Champions e a não depender de si próprio (bastaria a Roma ganhar em Kyiv para o Sporting fizesse o que fizesse estar de fora) tinha porém um jogo apetitoso, para demonstrar a capacidade dos seus jovens, perante o Manchester United já qualificado e 75.000 espectadores ao vivo.

Pois a equipa de Paulo Bento soube bem interpretar tal facto e jogou na primeira oparte desinibida no campo todo e ganhou um ânimo extra com a obtenção de um golo de Abel num remate da direita quase junto à lateral que surpreendeu o guarda-redes polaco Kuszczak da equipa inglesa, que imaginaria um centro.

A verdade é que os ingleses claudicaram nessa fase do jogo e o Sporting ameaçou o 0-2 que não deixaria de ser surpreendente. A bola chegou mesmo a entrar na baliza do Man. United pela segunda vez, mas Liedson estava em fora de jogo e o lance foi anulado.

O ritmo e intensidade de jogo durante a primeira parte não foi alto e por isso o Sporting foi gerindo bem as coisas. Nesta altura a Roma já ganhava por 3-0 em Kyiv e por isso o Sporting estava fora da Champions mesmo ganhando e estava dentro da Uefa mesmo perdendo.

Na segunda parte logo na reentrada Carlos Tevez e Giggs na equipa por troca de Nani e o jogo foi bem diferente. O Man. United acelerou, a intensidade aumentava e o Sporting passou por problemas. O empate era inevitável e aconteceu deopois de um deses desiquilibrios provocados pela insistencia de jogo. Cruzamento da esquerda para Cristiano Roonaldo falhar o remate a bola sairia ao lado mas Had , apertado por Tevez, desviou a bola para o fundo da baliza.

Com 1-1 o o jogo voltou a a amenizar, mas o Sporting nunca conseguiu o equilíbrio de jogo da primeira parte. Purovic era uma unidade a menos e demorou Paulo Bento em fazer as substituições. A primeira substituição foi para sair Romagnoli e só por volta dos oitenta minutos é que saiu Purovic esforçado mas inconsequente e Izmailov para entrarem Farnerud e Pereirinha. Maus passes na linha defensiva deram as jogadas de maior perigo para o Man. United com Rui Patrício a evitar o golo de Hargreaves recém-entrado depois de uma assistencia de João Moutinho!!

Restava ao Sporting contabilizar um ponto mas nos últimos minutos «decidiu» não sair de perto da baliza com Liedson a fazer uma falta perveitamente escusada e Cristiano Ronaldo a facturar na marcação de livre.

Pois é. Já viste este filme ... e não foi há muito tempo.

A arbitragem que em certod lances da primeira parte pareceu caseira ( então aquela entrada de O«Shea a João Moutoinha merecedora de amarelo nem falta foi?) acabou por fazer uma arbitragem razoável não acedendo aos pedidos de penalties do Man. United em lance casual com a bola a tocar na mão de Miguel Veloso e mostrando o cartão amarelo ao jogador do Manchester que simulou uma falta.

Ficha do jogo:


LIGA DOS CAMPEÕES - 5.ª JORNADA (GRUPO F)
MANCHESTER UNITED-SPORTING

Estádio Old Trafford, em Manchester
Hora: 19:45
Árbitro: Claus Bo Larsen (Dinamarca)

MANCHESTER UNITED
Kuszczak; O'Shea, Ferdinand, Vidic e Evra; Carrick, Fletcher e Anderson; Cristiano Ronaldo, Saha e Nani

SPORTING
Rui Patrício; Abel, Tonel, Polga e Had; Miguel Veloso, João Moutinho, Romagnoli (Vukcevic 68') Izmailov (Farnerud 82'); Purovic (Pereirinha 82') e Liedson

Golos: 0-1 Abel em remate cruzado da direita com a bola a entrar ao primeiro poste
1-1 Had (p. b) 61' a desviar remate de Cristiano Ronaldo
2- 1 Cristiano Ronaldo na marcação de um livre directo (90+3')

Acção Disciplinar:
47' - Cartão amarelo para Had por falta sobre Tévez.
81' - Cartão amarelo a Cristiano Ronaldo por protestos.
83' - Cartão amarelo a Evra por simular um penálti.
88' - Cartão amarelo para Polga por falta sobre Ronaldo.

Sem comentários:

Enviar um comentário