Páginas

2007-09-08

Portugal: Na corda bamba...até quando?

Portugal 2 - 2 Polónia


Portugal volta a falhar o objectivo de clarificar o seu apuramento para a fase final do Europeu e a paciencia está a chegar ao fim.

Portugal demonstra ter jogadores para ganharar o grupo com uma perna às costas, mas falta alguma coisa. Portugal virou o resultado negativo que se verificava na primeira parte com um começo de segunda parte extraordinária, mas aos 80' Portugal (e Scolari) achou que a vitória tangencial bastava. Pois a Polónia que pouco fizera na segunda parte, e que na defesa tinha passado por períodos de pânico, foi convidada a avançar um pouco e um remate de muito longe deu o empate depois de bater no poste e nas costas de Ricardo.

Mas vamos por partes. Portugal não começou bem, os polacos sempre atrás da linha da bola e com mais pressão sobre o portador da mesma. Uma lesão cedo de Caneira (a requerer substituição por Miguel) também desconcentrou a equipa e os polacos até tiveram a primeira oportunidadde de golo quando Smolareck se isolou mas rematou ao lado.

Portugal num passe de ruptura de Deco para a desmarcação de Nuno Gomes podia ter feito golo, e logo de seguida num livre directo Cristiano Ronaldo atirou à barra. Percebeu-se que não era um dia de Portugal e a situação piorou quando o meio-campo defensivo permitiu um remate de longe (que viria a repetir-se no fim) que Ricardo defendeu incompletamente e Lewandoski aproveitou para num remate cruzado fazer golo (aos 44').

O intervalo fez bem a Portugal que entrou num ritmo entusiástico, as oportunidades sucediam-se e logo aos 49' chegou ao empate por Maniche depois de uma jogada rápida pela esquerda por Deco, Nuno Gomes interpôs-se a um corte defeituoso de um defesa, foi derrubado pelo guarda-redes e ainda antes de se saber o que o árbitro italiano decidiria, Maniche pôs a bola no fundo das redes, restabelecndo o empate.

Os desiquilíbrios provocados pela equipa portuguesa eram constantes, pela direita Bosingwa aparecia demolidor, os polacos apresentavamm agora dificuldades. Aos 69' Scolari decide tirar Nuno Gomes e entrar Quaresma. Surpresa pela saída de Nuno Gomes, passando Cristiano para o meio do ataque. Não parecia a substituição ideal mas depois de um cruzamento da direita de Quaresma e Simão! a cabecear... Ronaldo faz o 2-1. Os polacos estavam encostados à parede...os 3.000 adeptos finalmente calavam-se, mas este Portugal tem destas coisas...

Em vez de dar a estocada final nos últimos dez minutos .. achou que o trabalho estava feito. Krynowek com a bola a flectir para o centro muito espaço concedido e pressentia-se que ia rematar... Ricardo lança-se tarde, a bola bate no poste e vem para o campo mas bate nas costas de Ricardo e vai para o fundo da baliza.

Falta de sorte? Acho que este Portugal continua a ser uma equipa forte... mas falta alguma coisa em termos de mentalidade. Uma equipa que tem jogadores como Cristiano Ronaldo, Deco, Quaresma, Simão ... tem de ganhar ( e ainda Nani no banco).

A arbitragem do italiano foi fraca, porque marcou faltas inexistentes e não marcou outras. Perdoou a Bosingwa um amarelo na primeira parte e não sabemos o que faria se Maniche não tivesse marcado o golo, mas recorde-se que houve penalty e que o guarda-redes já tinha amarelo da primeira parte e por isso seria expulso.

Estádio: Estádio do Sport Lisboa e Benfica
Árbitro: Roberto Rosetti (Itália)

PORTUGAL - Ricardo; Bosingwa, Fernando Meira, Bruno Alves e Caneira (Miguel 12'); Petit, Deco e Maniche; Cristiano Ronaldo, Nuno Gomes (Quaresma 69') e Simão (João Moutinho 81').

POLÓNIA - Boruc; Jop, Bronowicki (Golanski 55'), Dudka e Wasilewski; Zewlakow, Blaszczykowski e Lewandowski; Krzynowek, Zurawski (Matusiak 56') e Smolarek (Lobodzinski 73').

21' Cartão Amarelo para Boruc (Polónia). O guarda-redes polaco é admoestado por retardar a colocação da bola em jogo.
24' Cartão Amarelo para Petit (Portugal). O médio luso impede que a Polónia bata um livre ao agarrar a bola com a mão.
30' Cartão Amarelo para Wasilweski (Polónia), por falta sobre Cristiano Ronaldo.



Sem comentários:

Enviar um comentário