Jorge Amado nasceu a 10 de agosto de 1912, na fazenda Auricídia, no distrito de Ferradas, município de Itabuna, sul do Estado da Bahia. Filho do fazendeiro de cacau João Amado de Faria e de Eulália Leal Amado.
Jorge Amado morreu em Salvador, no dia 6 de agosto de 2001. Foi cremado, e suas cinzas foram enterradas no jardim de sua residência, na Rua Alagoinhas, em 10 de agosto, dia em que completaria 89 anos.
Pelo meio uma vida de (quase) 89 anos que se traduziu em ser um dos maiores escritores do seu tempo. A sua obra literária conheceu inúmeras adaptações para cinema, teatro e televisão, além de ter sido tema de escolas de samba por todo o Brasil. Seus livros foram traduzidos em 55 países, em 49 idiomas, existindo também exemplares em braile.
As suas novelas continuam vivas na memória. Por sinal Gabriela Cravo e Canela foi a primeira telenovela brasileira a passar em Portugal. Quem é que não se lembra? Seguiram-se muitas mais (Dona Flor e os seus Dois Maridos, Tieta do Agreste...).
Por isso deixo aqui só uma referência, na passagem do seu 95º. aniversário.
Amor, morte, poesia, política, actualidade, futebol, efemérides, solidão, paz, humor, musica...tudo e nada; Here we talk about life, love, death,
On this day in History, poetry, politics, football (soccer), solitude, peace, humour, music ... nothing and all.
Páginas
▼
Sem comentários:
Enviar um comentário