Páginas

2007-05-20

Felizmente hoje acaba...

Felizmente hoje acaba o Campeonato de Futebol em Portugal chamado de Liga Bwin. Felizmente, porquê?

Porque consequentemente acabam os discursos dos incompetentes que não fizeram devidamente o seu trabalho e continuam a dizer que «temos fé e esperança», «sabemos que não dependemos apenas de nós, mas estamos confiantes», «enquanto fôr matemáticamente possível», etc, quando todos sabemos que o Porto vai ser campeão e diria eu ... quase com uma perna às costas!

O Benfica que começou o campeonato praticamente com oito pontos de atraso, recuperou e quando podia arrancar decisivamente - jogava na Luz frente ao Porto e estava a apenas um ponto - fraquejou deu a iniciativa ao adversário e não conseguiu melhor do que um empate. Depois mais uma sucessão de empates ... e campeonato quase irremediavelmente perdido. No dia seguinte à derrota inesperada do Porto no Bessa jogava-se o Benfica-Sporting. Só o triunfo servia às duas equipas. Mas qual quê... preferiram, neutralizarem-se mutuamente, empatando.

Neste jogo, mais uma vez o Benfica começou mal ... a perder. Empatou e esboçou a vontade de querer ganhar ... sem mostrar capacidade para isso. E o Sporting? Sofreu o empate e acomodou-se! Em vez de atacar a vitória Paulo Bento meteu mais um central - Tonel - para garantir um pontinho e ficar à frente do rival lisboeta, não se importando do rival portista que assim, mesmo perdendo no Bessa, quase se ficou a rir e com o campeonato no «papo».

E pôde o Porto empatar em Paços de Ferreira e ser mesmo asssim campeão. Por isso não percebo tantos elogios para Paulo Bento. Agora os discursos de há algumas semanas dos dirigentes e treinadores dos clubes derrotados já cheira mal. É por isso que ainda bem, hoje isso vai acabar. Com o desfecho que todos sabem mas que nenhum (excepto o Porto, naturalmente) assume.

Neste blog as efemérides ocupam um espaço importante. Pois hoje faz precisamente um ano que Fernando Santos foi anunciado como então futuro treinador do Benfica. E eu escrevia que não era o treinador que gostaria e esperava ver no Benfica. Parecia-me que tinha razão e um ano após confirma-se porquê. O Benfica poucas vezes jogou à Benfica. O Benfica podia ter ido, pelo menos às meias-finais da Uefa e foi eliminado por uma equipa de segundo plano do campeonato espanhol. Na Taça de Portugal foi eliminada por uma equipa da segunda divisão (eufemicamente designada por Liga de Honra), o Varzim! E no Campeonato andou quase sempre em terceiro lugar e quando teve hipóteses de dar o salto não o soube saber.

Eu sei que não é só o treinador. Um dos melhores jogadores do Benfica, Miccoli, não é do Benfica e certamente vai sair. Em Dezembro em vez de se reforçar a equipa, esta ficou sem alternativas. Vendeu-se Ricardo Rocha, Alcides, o avançado mexicano e quem veio? Compram-se jogadores que quase nunca jogam (Miguelito é um exemplo ...). Há jogadores no plantel que só jogam em último recurso e são como que exteriores ao grupo de trabalho (Manú, Beto, Marco Ferreira e até Paulo Jorge). O que estão lá a fazer, então? Porque se contratam...se não é para jogarem? E se não têm competencia para jogar (relativamente a alguns não tenho dúvida disso)porque foram contratados?

Mas hoje felizmente acaba o Campeonato. E um ciclo de renovação de esperanças para todos recomeça. No caso do meu clube espero que não cometam tantos erros como no passado.

Sem comentários:

Enviar um comentário