Páginas

2007-04-28

Porto derrotado no Bessa


Boavista

2-1

Porto



Desta vez o Porto não conseguiu manifestar superioridade durante o princípio do jogo, pelo contrário foi o Boavista que fez uma primeira parte como o comportamento da equipa no Campeonato não fazia supôr ser possível. Com efeito, não obstante coleccionar 12 jogos (treze com este) no Estádio do Bessa sem perder, não se contava que o Boavista obrigasse o Porto a ter a sua primeira jogada de perigo já nos últimos dez minutos do primeito tempo.

O Boavista com grande empenho e muita pressão dominou os portistas e a embalagem do golo marcado por Ricardo Silva de cabeça na sequência de um canto aos 14' serviu para reforçar a boa disposição dos homens do Bessa. O 2-0 esteve iminente na marcação de um livre desviado de cabeça por Hélder Rosário para uma defesa extraordinária de Helton. Entretanto, faltas de Raul Meireles (no meio campo) e de Cech na esquerda a agarrar um adversário que se escapava para área passaram impunes disciplinarmente a Jorge Sousa (a primeira também tecnicamente) mas Tiago por falta que não cometeu falta (nem sequer chegou a tocar em Lucho, num carrinho) viu cartão amarelo.

Nos últimos dez minutos então sim o Porto reagiu e criou perigo com o remate de Bruno Alves a ser desviado pelo corpo de um defesa da equipa da casa.

Para a segunda parte entrou Anderson no lugar de Postiga, mas o Boavista voltou a reentrar bem e Helton com outra monumental defesa para canto evitou o 2-0 por Kazmierczack, mas não demorou senão dois minutos após esse lance (51' de jogo) para o Boavista consolidar a vantagem. Bola ganha na zona de meio campo e passe de Grzelak a isolar Zé Manuel que correu com a bola e desfeiteou, com um remate colocado, o guarda-redes brasileiro da equipa portista.

Com Lisandro em vez de Jorginho foi a altura de o Porto tentar o tudo por tudo e o Boavista parecia perder gás. O guarda-redes do Boavista que se estreou viu amarelo por demoras na reposição da bola e aos 69' foi expulso por pretensa falta sobre Adriano que surgiu isolado. No entanto, a repetição da jogada deixa muitas dúvidas quanto à existencia do penalty. Lucho marcou o 2-1 com William na baliza (saindo Linz).

Ainda com cerca de 25 minutos para jogar pensava-se que o Porto, com Anderson a mexer o jogo no meio campo, podia chegar pelo menos ao empate, mas não foi dia de inspiração portista. Quaresma fez muito pouco e a entrada de Renteria aos 74' para o lugar de Cech voltou a não render.

Os boavisteiros já só defendiam mas fizeram-no com eficácia aproveitando o abuso das jogadas aéreas do Porto, para coleccionar um triunfo que os pode levar à Taça Intertoto para a qual estão inscritos.

Já o Porto vai assistir amanhã com mais interesse ao jogo Benfica-Sporting, pedindo porventura um empate (ou até o triunfo do Benfica), porque no caso de um triunfo do Sporting os leões ficam a apenas um ponto dos portistas a três jogos do fim do campeonato. Porém, com jogos em cadsa frente ao Nacional e ao Vitória de Setúbal, é em, Paços de Ferreira que o Porto tem o jogo mais difícil.

Fraca arbitragem de Jorge de Sousa a poupar amarelos (Bruno Alves devia ter sido expulso) e a cometer muitos erros na apreciaçao das faltas. Houve muitas mãos e cotoveladas nas disputas aéreas nunca sancionadas e ainda trocou um canto a favor do Porto por pontapé de baliza, numa jogada de Quaresma.

No jogo do Restelo que antecedeu este o Belenenses derrotou o Beira-Mar por 2-0 e tem o 4º. lugar no final do campeonato quase assegurado enquanto os aveirenses estão cada vez mais em risco de descida de divisão. No jogo de sexta-feira que fez arrancar a jornada o União de Leiria empatou a zero em Paços de Ferreira o que deixa boas perspectivas à equipa pacense na obtenção da qualificação Uefeira.

Ficha do jogo :
Estádio do Bessa, no Porto

Árbitro: Jorge Sousa (Porto)

BOAVISTA – Peter Jehle; Lucas, Hélder Rosário, Ricardo Silva e Mário Silva; Cissé (Essame, 90 m), Kazmierczack e Tiago; José Manuel, Linz (William, 71 m) e Grzelak (Marquinho, 82 m).

FC PORTO – Helton; Bosingwa, Ricardo Costa, Bruno Alves e Marek Cech (Renteria, 74 m); Jorginho (Lisandro Lopez, 54 m), Raul Meireles e Lucho Gonzalez; Hélder Postiga (Anderson, 46 m), Adriano e Ricardo Quaresma.

Golos: 1-0, Ricardo Silva (14 m); 2-0, José Manuel (51 m); 2-1, Lucho Gonzalez (72 m), de grande penalidade.

Disciplina:
Cartão amarelo a Bruno Alves, Tiago, Kazmierczack, Ricardo Quaresma, Anderson, Peter Jehle e Marquinho.

Cartão vermelho (por acumulação de amarelos) a Peter Jehle (70 m).

Sem comentários:

Enviar um comentário