Benfica 1 - 0 Dínamo de Bucareste
Num Estádio com muitos lugares por preencher o Benfica vindo da eliminação da Taça de Portugal frente ao Varzim jogava ontem um importante desafio para o seu futuro europeu.
Já com Petit e Karagounis no onze titular os encarnados defrontavam também os seus próprios receios e a ameaça romena anunciada de poder fazer um tremor de terra em Lisboa.
Afinal os romenos pretenderam sair de Lisboa com um zero-zero e pouco se aventuraram a jogar ao ataque enquanto os encarnados dominaram territorialmente mas com poucas alterações de velocidade e querendo partir para a frente sempre em segurança fazia com que no ataque se deparasse (quase) sempre com a defensiva romena bem organizada.
Num dos poucos desequilibrios Simão aparceu solto na esquerda e o seu cruzamento apanhou a finalização de Nuno Gomes mas a intervenção do guarda-redes romeno Lobont evitou o 1-0.
Na segunda parte Fernando Santos fez sair Petit (com um amarelo e provavelknmente fisicamente condicionado) e apostou em Miccoli para a frente de ataque com Nuno Gomes. O Benfica foi mais acutilante mas havia mais espaços no meio campo e agora os romenos também já tinham espaço para atacar (para cujas situações, diga-se, nunca se mostraram muito ambiciosos) tendo feito entrar Zé Kalanga.
Num livre Simão Sabrosa atirou à barra e os ataques encarnados pareceiam destinados ao insucesso. Fernando Santos fez entrar Derlei para o lugar de Nuno Gomes, que ultimamente tem estado mal em termos de finalização. Os romenos já só queriam era defender e Zé Kalanga que havia entrado foi substituido pouco depois...
Os adeptos encarnados desesperavam quando finalmente o golo apareceu: após centro de Rui Costa há um primeiro remate de Simão com a bola a ser defendida mas Miccoli fez a recarga vitoriosa.
Vitória da única equipa que quiz ganhar, com Quim a fazer uma única defesa em todo o jogo (num lance de muito perigo, o único da equipa de leste da europa), que chegou no fim mas que aumenta as esperanças encarnadas de seguirem em frente.
O jogo da segunda mão joga-se na quinta-feira da próxima semana em Bucareste.
Estádio da Luz, em Lisboa
Árbitro: Ivan Bebek (Croácia)
BENFICA – Quim; Nélson, Luisão, Anderson e Léo; Karagounis, Katsouranis, Petit (Miccoli, 46 m) e Rui Costa (João Coimbra, 89 m); Nuno Gomes (Derlei, 73 m) e Simão.
DÍNAMO BUCARESTE – Lobont; Blay, Moti, Radu e Pulhac (Zé Kalanga, 64 m; Serban, 81 m)); Cristea, Margaritescu, Balace e Munteanu (Ropotan, 78 m); Niculescu e Danciulescu.
Golo: Miccoli (88 m)
Cartão amarelo a Munteanu, Petit, Moti e Léo.
Sem comentários:
Enviar um comentário