Neste dia do ano de 1791, Mozart fisicamente desaparecia do mundo dos vivos, com apenas 35 anos de idade, sendo que a causa da sua morte permanece ainda um mistério. Tal foi o seu génio que merece, sem dúvida, o maior destaque. Ainda no campo da música, mais alegre é a efeméride dos nascimentos do grande tenor espanhol José Carreras, no ano de 1946, de Egberto Gismondi, músico e compositor brasileiro no ano seguinte e mais recentemente (1962) do também tenor argentino José Cura.
Na literatura de capa e espada (juvenil), recordo com saudade Os 3 Mosqueteiros e o Conde de Monte Cristo para dizer que foi também neste dia mas do ano de 1870 que faleceu Alexandre Dumas (Pai). Ainda na literatura destaque para as mortes dos escritores portugueses Raúl Brandão (1930) e Soeiro Pereira Gomes (1949) que morreu de tuberculose, ainda novo, com apenas 40 anos de idade. Outro desaparecido neste dia em 1934 foi o poeta e escritor brasileiro Humberto de Campos.
No cinema também são inúmeros os factos a merecerem nota. Sem o nascimento de Walt Disney no ano de 1901 como teriam sido diferentes as memórias da minha infância sem o Mickey Mouse. Grandíssimos realizadores Fritz Lang (obra prima Metropolis) em 1890 e Otto Preminger (Laura, Fallen Angel and Anatomy of a Murder, entre tantos) em 1906 nasceram neste dia, enquanto Robert Aldrich desaperecia em 1983.
Claude Monet, La Grenouillere, 1869, Met
Na ciência, nos desportos e noutras áreas da actividade são muitos os factos que a História regista para o dia de hoje que é dedicado ao Voluntariado: hoje é o Dia Internacional do Voluntariado. Esperemos que, logo, os jogadores do Sporting se mostrem voluntários e solidários e consigam (do mal o menos) o apuramento para a Taça Uefa.
Para terminar em beleza registe-se os nascimentos em 1973 da actriz e modelo canadiana Shalom Harlow e em 1976 da modelo americana Amy Acker.
Sem comentários:
Enviar um comentário