Páginas

2006-10-10

Euro Sub 21 - Portugal acreditou no sonho ... e realizou-o

Portugal 3 - 0 Russia

Mais um dia histórico do futebol português ... frente aos russos

Portugal batido na Russia por 1-4 após 1-1 ao intervalo e com toda a segunda parte a jogar com 10 unidades, tinha que vencer por 3-0 para se qualificar.

A verdade é que antes do jogo ninguém deitou a toalha ao chão e na equipa técnica e nos jogadores havia esperança de concretização desse sonho.

E o que aconteceu? Uma equipa sempre a procurar o ataque e outra praticamente sem sair das imediações da baliza. Muitos cantos conquistados e poucas oportunidades, mas num canto aí veio a falha e um penalty por braço na bola e 1-0 por João Moutinho aos 32'. Era o golo que até ao intervalo se tornava inevitável conquistar para manter a esperança.

Passado alguns minutos expulsão para um jogador russo (Kolesnikov) e então os visitantes jogariam toda a segunda parte com um jogador a menos como acontecera a Portugal na primeira mão.

No início da segunda parte Portugal arriscava ainda mais com a saída de Manuel da Costa (já amarelado) e entrada de Hélder Barbosa para o meio campo recuando Miguel Veloso para central.

Aos 63' Ricardo Vaz Tê teve o segundo golo nos pés mas o remate saiu mal ao lado. Mas demorou pouco o 2-0. Grande jogada na extrema direita de João Moreira os defesas a irem ao primeiro homem na tentativa de jogo de cabeça e Djaló atrás a rematar colocado de cabeça e a marcar o golo.

Percebia-se que agora os russos estavam sob pressão e não jogavam, só queriam afastar a bola da área. Diogo Valente na esquerda tira cruzamento, cabeçada de Hélder Barbosa e Taranov a meter a bola na baliza. A sensacional recuperação estava feita aos 71' ou seja ainda com vinte minutos para jogar. E a verdade é que passado a estupefacção dos russos nos poucos minutos imediatos, Portugal deixou os russos respirarem e agora eram os visitantes que tinham pressa.

Ainda houve alguma perturbação defensiva do lado português mas sob a batuta de João Moutinho Portugal levou o jogo até final com o triunfo desejado.
Jogo no estádio Dr. Jorge Sampaio em Vila Nova de Gaia

Árbitro: Pieter Vink (Holanda).

Portugal: Paulo Ribeiro, Filipe Oliveira, Amoreirinha, Manuel da Costa (Hélder Barbosa, 46), Miguel Veloso, Organista, João Moutinho, Varela (João Moreira, 57), Diogo Valente (Ruben Amorim, 70), Yannick Djaló e Vaz Té.

Rússia: Khomic, Nababkin, Taranov, Cherenchikov, Shishkin, Rebko (Vorobyev, 76), Eschenko, Kolesnikov, Denisov, Pavlenko (Dantsev, 58) e Savin (Torbinskiy, 23).

Golos: 1-0, João Moutinho, 32 m; 2-0, Yannick Djaló, 65 m; 3-0, Taranov, 73 m (autogolo).

Acção disciplinar: cartão amarelo a Manuel da Costa (12 m), Torbinskiy (25), Cherenchikov (28), Vaz Té (74) e Eschenko (90). Cartão vermelho a Kolesnikov (42 m).

Sem comentários:

Enviar um comentário