Páginas

2006-06-21

Portugal vitorioso aguarda adversário...

Image Hosted by ImageShack.us


Portugal 2 - 1 México

Portugal terminou a fase de Grupos do Campeonato do Mundo de futebol 100% vitorioso o que até agora só aconteceu com a Alemanha, ao derrotar o México por 2-1, resultado que já se verificava ao intervalo.

A uma jogada de muito perigo do México respondeu Portugal com a marcação de um golo por Maniche logo aos 6'. Jogada de Simão pela esquerda e assistencia parta o remate vitorioso de Maniche à entrada da área.

Quando Portugal marcou o 2-0 por Simão ao concretizar um penalty concedido por mão na bola de Rafael Marquez (na marcação de um pontapé de canto)e nos minutos seguintes se verificou a instabilidade mexicana com o 3-0 iminente quando Tiago após defesa incompleta de Sanchez a remate de Simão, atirou por cima, esperou-se uma vitória confortável e segura da selecção portuguesa.

No entanto, o 2-1 pouco demorou. Após uma excelente defesa de Ricardo com os pés para canto (evitando o 2-1) e o guarda-redes português era felicitado pelos colegas sucedeu-se o pontapé de canto com erros crassos de marcação. Caneira foi ao lance de cócoras (escorregou?) e o cabeceamento vitorioso de Fonseca foi fácil de mais. ainda ssim, havi dois mexicanos completamente sozinhos no 2º. posrte se ainda fosse preciso emendar a trajectoria da bola. Não se percebe tantas facilidades da defesa portuguesa.

Esta vantagem mínima veio trazer indefinição para a 2ª. parte. E a verdade é que a selecção nacional demonstrou nesta altura lacunas significativas. Um penalty aos 55' contra Portugal por mão de Miguel (ocasional?) quando estava de costas e desiquilibrou-se após falhar o corte com os pés, daria o 2-2 não fosse Omar Bravo ter atirado por alto.

Nem a expulsão (por duplo amarelo) aos 61' a Luis Perez deu a folga que Portugal esperava. O meio campo português fraquejava e os portugueses só trocavam a bola no seu meio-campo sem avançarem no terreno. O 2-2 mesmo com 10 esteve mais próximo que o 3-1 e as substituiçõe sna equipa portuguesa também não melhoraram. Primeiro Paulo Ferreira para substituir o amarelado (e em risco de expulsão) Miguel , depois Nuno Gomes para o lugar de Postiga e mais tarde Boa Morte para o lugar de Figo, não deram os efeitos desejados. Valeu-nos a falta de capacidade concretizadora do México.

O México mesmo perdendo também conseguia o apuramento porque Angola que chegou a estar a vencer por 1-0 acabou empatado frente ao Irão.

Resta a portugal e ao México aguardar o desfecho do Argentina-Holanda para emparelharem para os Oitavos de Final. Caso a Argentina pelo menos não perca Portugal defrontará a Holanda, num jogo em que Portugal tem de melhorar bastante para se opôr aos holandeses. mas não se esqueçam que Portugal no onze inicial substituiu 5 titulares (ou seja quase meia equipa) e derrotou o 4º. classificado no ranking da Fifa.


Estádio: Arena AufSchalke
Árbitros: Lubos Michel (Eslováquia), Aux - Martin Balko, Roman Slysko.

PORTUGAL: Ricardo, Miguel (Paulo Ferreira aos 61'), Fernando Meira, Ricardo Carvalho e Caneira, Petit, Maniche, Tiago e Figo (Boa Morte aos 80'), Simão Sabrosa e Hélder Postiga (Nuno Gomes aos 69')

MÉXICO: Oswaldo Sanchez, Carlos Salcido, Rafael Marquez, Ricardo Osório e Francisco Rodriguez (Zinha aos 46'), Pavel Pardo, Mário Mendez (Guillermo Franco aos 80'), Gonzalo Pineda (José António Castro aos 69'), José Fonseca , Omar Bravo e Luis Perez

Golos: 1-0 aos 6' Maniche; 2-0 aos 24' Simão Sabrosa (pen); 2-1 aos 29' Fonseca

Disciplina:
Aos 22' Cartão amarelo para 22. Francisco RODRIGUEZ
Aos 26' Cartão amarelo 13. MIGUEL
Aos 27' Cartão Amarelo para 23. Luis PEREZ (27')
Aos 61' 2º. Cartão amarelo para 23. Luis PEREZ Luis e consequente cartão vermelho
Aos 65' Cartão amarelo para Rafael MARQUEZ
Aos 69' Cartão amarelo para 8 MANICHE
Aos 87' Cartão amarelo para 7. ZINHA
Aos 88' Cartão amarelo 15. BOA MORTE
Aos 90+1' cartão Amarelo a 21. NUNO GOMES

Statistics:
Shots: Portugal 11 , Mexico 14
Corners Portugal 4, Mexico 5
Fouls Portugal 29, Mexico 18
Cautions: Portugal 4, Mexico 4
Expulsions: Portugal 0 , Mexico 1

Budweiser Man of the Match: José Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário