Páginas

2006-06-25

Portugal ganhou mesmo em inferioridade de jogadores!

Portugal 1 - 0 Netherlands

Nem o record de cartões tirou a vitória a Portugal

O início do jogo cedo fez aperceber que seria um jogo de nervos. As equipas entraram nervosas com passes errados mas aos 7' já os holandeses deviam estar a jogar com dez. A entrada à coxa de Cristiano Ronaldo por Van Bronckorst era merecedora de vermelho directo. Já antes um amarelo também por falta sobre Cristiano de Van Bommel.

Cristiano Ronaldo nunca recuperou em condições dessa entrada e teve de ser substituído por Simão Sabrosa aos 34'. Antes aos 22' já Portugal marcara. Jogada de Deco pela direita, cruzamento com Pauleta a servir de Pivot a distribuir para Maniche que tirou ainda um adversário e «facturou» o golo que, na altura, dificilmente se previa, que iria ser o único e decisivo

Aos 31' já os holandeses equilibravam em cartões (Maniche e Costinha) e Costinha viu-lhe perdoado o 2º. amarelo. Aqui com tanto jogo por fazer Scolari não fez o mesmo que fizera contra o México quando substituiu Migel. Aos 37' uma grande jogada de Van Persie não deu o empate por milagre. Perto do intervalo Portugal teve uma enorme oportunidade para terminar com o jogo quando também da direita o cruzamento de Miguel deu a Pauleta o remate que Van der Saar com grande defesa com a perna direita evitou o 2-0. E no minuto 45 a expulsão (2º. amarelo) por corte com a mão, infantil de Costinha aos 45'.

Ao intervalo Scolari substituiu Pauleta por Petit e no início da 2ª. parte os holandeses entraram determinados a marcar, passando Portugal por situações extraordinariamente dificeis. Aos 49' a bola na barra em remate de Cocu depois de um corte deficiente de Nuno Valente. Petit não esteve mais de 5 minutos sem cartão amarelo. No minuto seguinte Van Bommel remata de longe para grande defesa de Ricardo.

Num dos poucos lances em que Portugal se libertou Figo ganhou um livre, mas gerou-se tal confusão com Figo a dar um toque com a cabeça num adversário. Passados poucos minutos (aos 62') foi Boulahrouz que deu uma cotovelada a Figo sendo expulso. Com o equilibrio no número d ejogadores, pensou-se que Portugal passava a ter maiores chances de manter a vantagem.

Os holandeses atacavam mais mas não tinham eficácia até que aos 72' aconteceu um lance que marcaria o jogo e a falta de fair-play, Portugal partia para o contra-ataque por Simão, aliás em jogada perigosa, quando o árbitro interrompe para assistencia a um jogador português lesionado. A bola ao solo foi feita e quando se esperava que os holandeses dessem a bola, partiram para o ataque perante a estupefacção dos portugueses, com Deco a fazer falta e a levar amarelo. Grande confusão entre os jogadores, com empurrões e mais dois amarelos para holandeses

No minuto seguinte amarelo para Ricardo por demorar um pontapé de baliza. E o árbitro Ivanov, já de cabeça perdida tanto ou mais do que os jogadores mostrou o 2º. amarelo a Deco num lance em que demorou a largar a bola para um livre e foi Cocu empurrá-lo quando Deco já largara a bola. A verdade é que Portugal passava de novo a estar em inferioridade, agora 10 contra 9.

No entanto, os holandeses já não apoquentavam com o mesmo perigo a baliza de Ricardo e foi Tiago aos 90+5' que desperdiçou a grande oportunidade para dilatar a vantagem quando se isolou e demorou a rematar, atirando finalmente ao lado.
Qur dizer da arbitragem num jogo em que houve tantos cartões quantas as faltas cometidas? O árbitro esteve mal, mas o comportamento disciplinar dos jogadores foi o pior de todos os jogos disputados.

De qualquer modo foi um jogo histórico, batendo o record de cartões em jogos do Campeonato do Mundo!

Estádio: Franken-Stadion
Árbitros: Valentin Ivanov, Aux - Evgueni Volnin,Nikolai Golubev

PORTUGAL - Ricardo; Miguel, Fernando Meira, Ricardo Carvalho e Nuno Valente; Costinha e Maniche; Luís Figo (Tiago aos 84'), Deco e Cristiano Ronaldo (Simão aos 34'); Pauleta (Petit aos 46').

HOLANDA - Van der Sar; Ooijer, Boulahrouz, Mathijsen (Van der Vaart 55'), e Van Bronckhorst; Sneijder, Van Bommel (Heitinga 66') e Cocu (Hesselink 83'); Van Persie, Kuyt e Robben.

4' Cartão amarelo para Van Bommel (Holanda), por falta sobre Cristiano Ronaldo.
7' Cartão amarelo para Boulahrouz (Holanda), por falta dura sobre Cristiano Ronaldo. O cartão vermelho era a cor adequada
19'Cartão amarelo para Maniche (Portugal), por falta sobre Van Bommel.
31'Cartão amarelo para Costinha (Portugal), por falta sobre Cocu.
Segundo cartão amarelo e vermelho para Costinha (Portugal), por jogar a bola com a mão
58'Cartão amarelo para Van Bronckhorst (Holanda), por falta sobre Deco.
59'Cartão amarelo para Figo (Portugal), por cabecear Van Bommel, com o jogo parado.
62'Segundo cartão amarelo e vermelho para Boulahrouz (Holanda), por cotovelada a Figo.
72' Cartão amarelo para Van der Vaart (Holanda).
73' Cartão amarelo para Deco (Portugal), por rasteirar um adversário.
74' Cartão amarelo para Sneijder (Holanda), por empurrar Petit.
75' Cartão amarelo para Ricardo (Portugal).
76' Cartão amarelo para Nuno Valente (Portugal), por entrada sobre um adversário.
77' Segundo cartão amarelo e Vermelho para Deco (Portugal), por não largar a bola depois de uma falta sobre Cocu.
90' Segundo cartão amarelo e vermelho para Van Bronckhorst (Holanda), por falta sobre Simão.
Budweiser Man of the Match: Maniche

Sem comentários:

Enviar um comentário