Porto 1 - 1(0-0) Sporting
5-4 penalties
Jogo grande ... nem por isso grande jogo e (mais uma) má arbitragem
O Porto conseguiu o acesso à final da Taça de Portugal ao vencer o desempate em penalties depois de 0-0 nos 90 minutos e 1-1 no prolongamento.
O jogo foi equilibrado com alguns períodos intercalados de alguma superioridade de uma equipa sobre a outra.
A primeira oportunidade foi desperdiçada por Lucho que em posição de remate pretendeu dominar uma bola metida na área, sem sucesso. O Sporting respondeu num livre de Carlos Martins para defesa de Baía por cima da barra.
Em jogo com poucas oportunidades a maior foi protagonizada por McCarthy ao minuto 44' para defesa de Ricardo.
Nesta primeira parte a pior equipa foi a da arbitragem. Senão vejamos: Aos 28' um contra-ataque do Sporting, Liedson em posição legal pretende passar por Pepe este mete a mão à bola já dentro da grande área nas barbas do juiz assistente (o árbitro estava mais longe), penalty e amarelo que passaram. O mesmo assistemnte assinala um fora de jogo a Deivid com um defesa portista atrás mais de um metro. No lance de McCarthy aos 44' acima descrito este está fora de jogo quando recebe o cruzamento de Raul Meireles.
A segunda parte foi mais interessante. Começou melhor o Sporting com Caneira (48') a obrigar Vítor Baía a fazer uma excelente defesa. Aos 60' sai Carlos Martins para entrar Nani e por esta altura o Porto tem um período de assédio sobre a área do Sporting com Adriano muito activo e perigoso a obrigar Ricardo a uma defesa difícil e mais tarde já com Abel no lugar de Miguel Garcia, de novo Adriano a atirar ao poste (75').
Co Adriaanse hesita nas substituições e nos últimos minutos é o Sporting que aparece por cima. Aos 84' o árbitro despropositadamente mostra amarelo a Nani por suposta simulação de penalty que efectivamente não houve, mas também não houive simulação, o jogador simplesmente caiu como muitos outros durante o jogo (que o diga Pepe). As equipas não arriscam e o jogo vai para prolongamento.
Para o prolongamento o Sporting esgota as substituições entrando Tello para o lugar de Sá Pinto e no Porto Lisandro entra para o lugar de Adriano. Aos 2' do prolongamento, o mesmo assistente do penalty dá pontapé de baliza para o Porto em corte de Bosingwa para canto.
Uma falha de Cech perde para Nani e este cruza para o cabeceamento vitorioso de Liedson. Estava inaugurado o marcador os adeptos leoninos exultam e face à incapacidade concretizadora anterior era legítimo esperar a vitória.
No Porto entra Hugo Almeida para o lugar de Pedro Emanuel. Se enquanto com 0-0 o comportamento dos jogadores foi correcto com o resultado desnivelado tudo se altera. Raul Meireles vai querer abreviar uma reposição de bola e desentende-se com um jogador do Sporting. No seu trajecto para o interior do campo desentende-se com outro (David), Caneira vai lá e o árbitro mostra de imediato amarelo a este, entretanto Lucho empurra Caneira e gera-se uma grande confusão. No fim vários amarelos: o segundo e consequente vermelho para Caneira e amarelos para Lucho, Deivid e Raul Meireles.
A concentração perdeu-se e o Sporting passou a jogar com 10 faltavam dez minutos. Futebol directo do Porto, cruzamento para a área e McCarthy de cabeça marca a seis minutos do fim. Ainda tempo para Bosingwa ser também expulso com Benquerença em grande dúvida para saber se era o primeiro ou o segundo amarelo. Entra Ricardo Costa para o lugar de Quaresma.
Os penalties começam com João Moutinho a permitir a defesa de Baía (que no entanto, mexe-se claramente antes da marcação) depois todos os outros jogadores marcaram [McCarthy, Lucho, Ricardo Costa, Paulo Assunção e Lisandro para o Porto, Custódio, Liedson, Deivid e Ricardo para o Sporting].
Os penalties começam com João Moutinho a permitir a defesa de Baía (que no entanto, mexe-se claramente antes da marcação) depois todos os outros jogadores marcaram [McCarthy, Lucho, Ricardo Costa, Paulo Assunção e Lisandro para o Porto, Custódio, Liedson, Deivid e Ricardo para o Sporting].
Passagem feliz do Porto e mais uma má arbitragem com razões de queixa evidentes por parte do Sporting. Então aquele penalty!
Estádio do Dragão: 48.416 espectadores
Árbitro: Olegário Benquerença, de Leiria
FC Porto – Vítor Baía; Bosingwa, Pepe, Pedro Emanuel (Hugo Almeida) e Cech; Lucho, Paulo Assunção e Raul Meireles; Quaresma (Ricardo Costa), McCarthy e Adriano (Lisandro Lopez).
Sporting – Ricardo; Miguel Garcia (Abel), Tonel, Polga e Caneira; Custódio; Carlos Martins (Nani), Sá Pinto (Tello) e João Moutinho; Deivid e Liedson.
Sem comentários:
Enviar um comentário