Páginas

2006-02-02

CAN 2006 - 1ª. Fase terminada - Comentários

A primeira fase da CAN 2006 já está terminada e as equipas estão apuradas para começar a disputar a partir de amanhã os Quartos-de-Final.

Camarões, treinado por Artur Jorge (Grupo B), Guiné-Conacri (Grupo C) e Nigéria (Grupo D) conseguiram o pleno, ganhando os três jogos que disputaram e com goal-averages de 7-1, 7-1 e 5-1 respectivamente.

O Grupo A teve o Egipto como vencedor (duas vitórias e um empate) sendo a Costa de Marfim o segundo classificado e também apurado (com duas vitórias e uma derrota).

No Grupo B os Camarões são acompanhados da República do Congo deixando Angola de fora. Aqui veio-se a confirmar, infelizmente, os nossos prognósticos, depois do empate de Angola frente ao próprio Congo. Na última jornada a vitória de Angola por 3-2 frente ao Togo mesmo considerando a derrota do Congo frente aos Camarões por 0-2 deixou os Angolanos à distância de um golo da qualificação para os Quartos de Final.

No Grupo C ao pleno da Guiné-Conacri (algo surpreendente) correspondeu a Tunísia (com duas vitórias e uma derrota) que se classificou em segundo lugar , defrontando nos quartos de final a forte Nigéria.

No grupo D para além da Nigéria plenamente vitoriosa as três restantes selecções tiveram todas 1 vitória e duas derrotas, sendo apurado o Senegal por melhor goal-average.

A grande decepção da prova foi a África do Sul uma das duas equipas (a ouytra foi o Togo) que perderam os três jogos. A África do Sul (de McCarthy) não marcou sequer um único golo na prova. Para nós portugueses, Angola constituiu também uma relativa desilusão, porquanto tinha condições de se classificar pelo menos em segundo o que, como já acima dissemos, ficou à mísera distância de um golo.

Para a discussão do título reputamos como favoritas as equipas dos Camarões, a Nigéria e o Egipto, sendo que o acasalemento do sorteio impedirá uma final Camarões-Nigéria, pois estas equipas se ganharem os Quartos de final que se começam a disputar amanhã terão forçosamente de se defrontarem nas Meias-Finais.

Os jogos até final da prova obedecem então ao seguinte «acasalamento»:

Quartos de Final:
Egipto-RD Congo (Jogo A) amanhã
Guiné Conacri - Senegal (Jogo B) amanhã
Camarões - Costa de Marfim (Jogo C) Dia 4
Nigéria - Tunísia (Jogo D) Dia 4
Meias-Finais:
Vencedor do Jogo A - Vencedor do Jogo B Dia 7
Vencedor do Jogo C - Vencedor do Jogo D Dia 7

Os derrotados das meias finais jogam para o 3º. lugar no dia 9 e

Os vencedores, naturalmente, defrontam-se na Final, agendada para o Dia 10.
Continuaremos a acompanhar neste espaço o desenvolvimento da CAN 2006

Sem comentários:

Enviar um comentário