Switzerland 1 - 1 Portugal
Tudo em aberto para 4ª. feira no Bessa
Depois de uma fase de grupos em que Portugal limpou 100% vitoroso - 10 jogos e 10 vitórias - Portugal jogou em Zurique a 1ª. mão deste play-off com a Suiça e a verdade é que não conseguiu mais uma vitória. Erros próprios, logo aos 2' uma falha inconcebível do guarda-redes português que não dominou bem a bola passada para trás e ainda teve o desplante de querer fintar o adversário, valeu o 1º. golo aos suiços, mas também muito mérito dos locais com uma grande agressividade na disputa dos lances e com alguns bons jogadores, reconheça-se.
Portugal não reagiu mal ao golo, procurou fazer o seu jogo mais baseado na tecnica mas também com alguns lançamentos longos para Hugo Almeida a tentar aproveitar a grande capaciddade atlética deste jogador.
Portugal empatou aos 18' por Quaresma na marcação de um livre directo na meia-lua suiça e pensou-se que na 2ª. parte com o desgaste natural do jogo, com mais espaços para jogar e com o apoio impressionante do público que abafava completamente os suiços, Portugal podia superiorizar-se. Os primeiros dez minutos da 2ª. parte, periodo em que os portugueses dispuseram de muito tempo de posse de bola pareciam coinfirmar isso mas foram os suiços que mais irreverentes com o resultado partiram com jogadas rápidas congeminadas principalmente pelo lado direito que foram criando oportunidades e foram várias para de novo se adiantarem no marcador. Bruno Alves apareceu então a resolver situações difíceis.
As medidas nas equipas também deram melhores resultados para os suiços, muito embora Varela tenha entrado bem. Mas a passagem para dois pontas de lança e as saídas de João Viana e Manuel Fernandes deram mais espaços para os suiços jogarem.
No minuto 89 foi Hugo Almeida que desperdiçou soberana hipótese de marcar ao chutar cruzado, rasteiro tirando a bola do guarda-redes, mas demasiado com a bola a sair ao lado do 2º. poste.
Portugal parte assim como favorito para o jogo da 2ª. mão na 4ª. feira no Estádio do Bessa (já o era antes da 1ª. mão), mas não pode pensar em favas contadas. Jogadores como Ziegler e especialmente Chiumento podem complicar a vida aos portugueses. Manuel Fernandes que viu o cartão amarelo está indisponível para esse jogo.
A arbitragem que veio da Polónia comandada por Jacek Granat esteve em plano regular mas ao usar um critério de deixar jogar favoreceu mais o estilo físico dos suiços. Ficou ainda na nossa opinião um penalty por assinalar por falta sobre Hugo Viana, que viria a sair lesionado nesse lance.
Assistência: 17.000 espectadores. Árbitro: Jacek Granat (Polónia)
SUÍÇA - Diego Benaglio, Lichtsteiner, Von Bergen, Rochat e Buhler; Calla, Dzemaili, Baykal (Salatic, 60) e Ziegler (Zembrella, 77); Chiumiento e David Degen.
PORTUGAL - Bruno Vale; Filipe Oliveira, José Castro, Semedo e Valdir; Manuel Fernandes (Nuno Morais 77'), Raul Meireles, Ricardo Quaresma, João Moutinho e Hugo Viana (Varela, 70); Hugo Almeida.
Acção disciplinar: cartão amarelo para Alain Rochat (16), Manuel Fernandes (75) e Degen (85).
No outro jogo disputado hoje Eslovénia e Holanda empataram a zero.
Sem comentários:
Enviar um comentário