Páginas

2005-10-26

Benfica prossegue na Taça de Portugal ao eliminar o Leixões

Image Hosted by ImageShack.us
Leixões 1 - 2 Benfica


O Benfica cumpriu a sua obrigação e acaba de vencer no Estádio do Bessa a equipa do Leixões da Divisão de Honra. Mas não foi fácil.

A primeira parte foi um excelente espectáculo com o jogo aberto com o Leixões nos primeiros minutos a jogar descomplexado mas com o Benfica a responder de imediato e em poucos minutos a criar várias oportunidades de golo. Logo aos 7' uma reposição de bola deficiente do guarda-redes de Matosinhos isolou Mantorras que caiu estorvado por um defesa que fez o carrinho mas não tocou na bola caindo Mantorras de seguida. Pareceu-nos penalty que Carlos Xistra não assinalou. Logo a seguir uma grande jogada individual de Karagounis a tirar o defesa da frente com uma finta e a rematar para uma defesa excelente do guarda-redes Marco. Finalmente o golo numa jogada de inspiração de Simão que faz um chapéu inaugurando o marcador.

O Benfica apesar de várias mudanças na constituição da equipa aparecia assim com uma postura séria, competitiva e o avanço no marcador era normal. Porém, o Leixões que acusou alguma pressão inicial visível em maus passes na linha defensiva, a perder libertou-se e equilibrava totalmente o jogo criando mesmo algum perigo na marcação de pontapés de canto sesgados à baliza por Nuno Amaro.

Uma infantilidade de Beto toque com a mão na bola entre a linha de fundo e a linha linha lateral da grande área defensiva dá livre que Nuno Amaro marca exemplarmente, de angulo difícil, concretizando o empate.

Na segunda parte o jogo não teve a mesma qualidade. Muito confronto físico, muitas faltas, muitas interrupções e sem oportunidades até aos 65'. A partir daqui os leixonenses começaram a acusar muitos problemas físicos e a superioridade do Benfica, mesmo jogando mal no meio-campo começou a evidenciar-se principalmente com as entradas de Nuno Gomes e Kariaka para os lugares de Carlitos (mais uma vez titular e sem jogar nada!) e de Karagounis (já amarelado e com queixas físicas). Kariaka tem duas oportunidades evitadas pelo guarda-redes e defesa respectivamente, esta última já depois do Leixões ter substituído por razões físicas o guarda-redes Marco, por Baptista. Aos 85' Simão recupera uma bola (em falta) e depois remata de fora da área marcando mais um golo fenomenal. Curiosamente antes deste lance num falhanço de Anderson o Leixões em superioridade numérica desperdiçara com um remate de Marco Cadete por cima da barra a única oportunidade que teve durante a segunda parte.

A arbitragem num jogo difícil esteve bem na análise dos fora de jogo mas mal na marcação de faltas, tendo na nossa opinião errado em dois lances fulcrais: penalty sobre Mantorras e falta de Simão antes do 2º. golo.

LEIXÕES - Marco (Baptista aos 72'); Alexandre, Nuno Silva, Elvis e Nuno Amaro; Guerra, Jorge Duarte (Bruno China aos 63'), Malafaia (Henrique aos 78') e Jorge Gonçalves; Marco Cadete e João Pedro.

BENFICA - Rui Nereu; João Pereira, Anderson, Ricardo Rocha e Léo; Beto, Manuel Fernandes e Karagounis (Kariaka 59'); Carlitos (Nuno Gomes 59'), Mantorras e Simão (Nélson 90').

Golos: Simão Sabrosa aos 11' e aos 85'; Nuno Amaro aos 38'

Acção Disciplinar:
19' Cartão amarelo para Ricardo Rocha por sucessão de faltas.
30' Cartão amarelo para Alexandre por falta sobre Karagounis.
47' Cartão amarelo para Jorge Duarte,por agarrar Manuel Fernandes.
51' Cartão amarelo para Marco Cadete por agarrar Carlitos.
55' Cartão amarelo para Karagounis por discordancia com o árbitro (queria uma falta)

Sem comentários:

Enviar um comentário