Angola marca presença,pela primeira vez na história, na fase final de um mundial de futebol.
Só dependendo de si, mas com a atenção também sobre o que a Nigéria poderia fazer frente ao Zimbabwe, a selecção angolana começou cautelosa mas não disfarçava o nervosismo. Os locias assumiam mais a iniciativa do jogo e só por volta dos vinte minutos os angolanos equilibraram. O jogo não era muito tecnico (com o relvado em más condições) e as oportunidades escassearam. O resultado de 0-0 ao intervalo justificava-se, muito embora o árbitro marroquino tivesse deixado por assinalar um penalty favorável a Angola por empurrão pelas costas sobre um avançado dos "palancas negras"
Assim sendo a Angola só a vitória interessava. Angola iniciou bem a 2ª. parte mas foi sol de pouca dura. A maior oportunidade até então surgiria para o Ruanda onde uma intervenção incompleta de João (g. redes) permitiu um remate por alto para a a balizxa com a bola a bater na barra. Com o decorrer do tempo Angola tinha de arriscar mais e as substituições foram, nesse sentido. Já com Mantorras no campo nos ultimos vinte minutos Angola a parece finalmente postada em vencer o jogo com os laterais (principalmente o esquerdo) a aparecer no desenho de lances ofensivos e com o Rwanda a recuar mais. Uma desmarcação de Mantorras para a direita permitiu o cruzamento onde no limite da pequena área Akwá pôs em euforia toda uma nação (e também muitos adeptos angolanos presentes no estádio) ao marcar o único golo do desafio.
A partir daí jamais se duvidou do triunfo porquanto os ruandeses não mostraram capacidade principlamente anímica enquanto os angolanos jogavam agora muito bem controlando a bola.
Angola junta-se ao Brasil e esta noite Portugal também vai assegurar, com toda a certeza, a presença na fase final do Mundial Fifa 2006 que se disputa na Alemanha.
1 comentário:
Enviar um comentário