Páginas

2005-05-05

Miguel Garcia mereceu pôr o Sporting na final

Image Hosted by ImageShack.us

AZ Alkmaar 3 - 2 Sporting

(após prolongamento)

AZ ALKMAAR: Timmer; Jaliens, Vlaar e De Cler; Opdam; Landzaat, Ramzi e Van Galen; Sektioui, Perez e Nelisse.


SPORTING - Ricardo; Miguel Garcia, Beto, Polga e Rui Jorge; Custódio; Douala, João Moutinho e Rochemback; Sá Pinto e Liedson.

Árbitro: Claus Bo Larsen

Um golo ao minuto 123, de Miguel Garcia de cabeça, após pontapé de canto de Tello deu o passaporte para a final da Taça Uefa do Sporting, que se disputa no seu Estádio no próximo dia 18 de Maio. Curiosamente não fosse os cantos o Sporting teria passado à final com tranquilidade, pois dos quatro golos sofridos nesta eliminatória (em Lisboa o Sporting ganhou por 2-1) três foram marcados na sequência de cantos.

Este jogo vai ficar memorável face às "nuances" que teve. Nos primeiros dez minutos do jogo uma entrada muito forte do AZ com o Sporting ainda a dormir, deu uma grande oportunidade ao Az com remate à figura de Ricardo, o golo aos 6' de cabeça por Perez , na sequência de um canto, dois livres perigosos (provocados por Rochemback) com um deles marcado por Perez , ao poste de Ricardo com este batido.

Aos 11' finalmente o Sporting consegue ter a bola e a partir dos 15' o jogo virou com o Sporting a dominar claramente e a justificar o empate que chegou no tempo de desconto por Liedson a emendar na pequena área um remate cruzado de Polga. Antes já o árbitro perdoara um penalty por falta sobre este mesmo jogador.

No início da 2ª. parte parecia que os jogadores do AZ tinham sentido por demasia o golo e sentia-se que o Sporting era superior a estes holandeses. Contudo, as substituições feitas no Az e a chuva que caía fortemente conduziu à prática de um futebol mais directo e em força do Az que o Sporting não conseguiu neutralizar vindo o Az a marcar o 2-1 em lance de contra-ataque! em que a defesa do Sporting teve por duas vezes a bola à disposição para afastar o perigo, mas com esta sempre a sobrar para jogadores locais. Até ao fim esteve por várias vezes eminente o 3-1 aparentando os "leões" dificuldades físicas que não deixavam muito optimismo para o prolongamento.

Puro engano. No início do prolongamento o Sporting entrou muito forte com cantos e livres a sucederem-se mas não o golo. O jogo equilibrou-se e viria a ser num canto marcado rasteiro para a marca de penalty que surgiu o remate de primeira de Jaliens para o 3-1 e era o delírio em Alkmaar. Faltavam dez minutos. Peseiro fez entrar Niculae para o lugar de Rui Jorge. Num contra-ataque quase o Az fazia 4-1. O Sporting não desligava. O treinador do Az faz mais uma substituição pra passar tempo. O árbitro concede dois minutos de desconto. O jogador que entrou, Janga, entra bem logo a fazer uma falta. Vai tudo para a área do Az. O lance dá canto!. Adivinha-se que é o último lance do jogo. Ricardo também vai para área. E ....GOO..LOO:::OOOOOOOOOO!!!!! Miguel Garcia. É o delírio. Ainda se joga mais um minuto. Termina. É a terceira presença consecutiva de equipas portuguesas em finais europeias e será a terceira vitória consecutiva de equipas portuguesas em finais europeias...Assim o desejamos.

O árbitro não esteve nada bem!. Perdoou um penalty ainda com 1-0 por falta sobre Miguel Garcia. Van Halen andou a distribuir fruta e por duas vezes mereceu amarelos que o árbitro perdoou. Só perto do final do prolongamento viu esse amarelo. Também o 3º. golo do AZ nos pareceu em fora de jogo porque Ricardo tinha saído da baliza pelo que os holandeses ficaram apenas com um defesa atrás da linha da bola. Mas neste lance ainda precisamos de confirmação. Mas não há problema : ao cantinho do Morais ...sucedeu agora o cantinho de Miguel Garcia.

O outro finalista é o CSKA de Moscovo que bateu o Parma por 3-0

2 comentários:

Anónimo disse...

Sofri bué, mas valeu a pena. O Miguel Garcia mereceu este golo, depois do penalty falhado na Luz! Fica bem!

Anónimo disse...

Sofri o que nunca tinha sofrido...

Enviar um comentário