Páginas

2005-03-12

Benfica ganha ao Gil Vicente e é comandante

Image Hosted by ImageShack.us
Benfica 2 - 0 Gil Vicente

Benfica - Quim; Dos Santos, Ricardo Rocha, Luisão e Miguel; Petit, Manuel Fernandes, Simão e Geovanni; Mantorras e Karadas.

Gil Vicente - Adriano; Nuno Amaro, Gregory, Rovérsio e Bruno Tiago; Casquilha, Ednilson, Fábio Januário e Luís Coentrão; Nandinho e Carlos Carneiro.

O Benfica perante uma boa casa recebeu o Gil Vicente com uma prenda oferecida na véspera pelo Nacional da Madeira, mas sem Nuno Assis e Nuno Gomes, de castigo e lesionado, respectivamente. Para os seus lugares Trapattoni optou por Mantorras (primeiro jogo a titular depois da grave lesão) e Karadas. Mas o Gil Vicente também tinha ausentes Paulo Jorge e Ezequias.

O jogo não foi nada fácil para o Benfica, apresentando o Gil Vicente uma boa estrutura e organização defensivas mas sem recuar excessivamente no campo, distribuindo-se por toda a área de jogo. O Benfica teve muitas dificuldades de organização de jogo ofensivo, contando-se apenas três lances de perigo para a baliza do Gil Vicente. O primeiro aos 5' num remate de longe de Manuel Fernandes para uma boa defesa junto da barra e para canto de Adriano. Depois uma incursão de Miguel pela direita e sequente cruzamento para o cabeceamento de Karadas para nova defesa de Ricardo. Aos 40' Karadas é empurrado na área, cai conjuntamentye com o defesa, levanta-se primeiro caminha para a baliza e o árbitro Rui Costa incompreensivelmente interrompe o jogo ...para marcar falta contra o Benfica. Isto é não só não marcou o penalty, como não deixou a jogada continuar, preferindo marcar uma falta inexistente. Por sua vez o Gil Vicente num contra-ataque criou uma jogada perigosa aos 44' após perda de bola de Petit no meio-campo mas o cruzamento feito da esquerda para o coração da área apanhou um jogador gilista adiantado relativamente à bola.

Na 2a. parte a ansiedade dos adeptos do Benfica não chegou a atingir níveis muito altos porque aos 51' Manuel Fernandes leva a bola para o ataque em velocidade serve Mantorras e este de fora da área e de pé direito remata cruzado para fazer um grande golo dando a entender que o mais difícil estava feito.

O Gil Vicente no quarto de hora seguinte sobe no terreno e tem uma reacção muito interessante com o Benfica a não conseguir o domínio da bola. Porém por volta dos 70' algumas jogadas pela direita de Sabrosa sistemáticamente castigado com faltas provocou a expulsão de Roversio. Esta expulsão não impediu que o treinador do Gil Vicente procurasse o empate através de uma subsituição mais ofensiva (entrada de Paulo Costa para o lugar de Bruno Tiago; ápós a expulsão entrara Sidraílson para o lugar de Nandinho e ainda antes da expulsão entrara Carlitos para o lugar de Casquilha) mas a existencia de mais espaço para jogar veio a permitir que o Benfica (também já refrescado com as substituições Mantorras por João Pereira e Giovanni por Bruno Aguiar) viesse numa excelente combinação Miguel- João Pereira - Miguel, permitisse que este contornasse o guarda-redes e confirmasse o triunfo encarnado.

O Benfica vence bem com réplica digna do Gil Vicente. O árbitro teve em seu desabono a não marcação do penalty sobre Karadas e de uma outra falta sobre este perto do final da partida. Manuel Fernandes também escapou (e não devia) à amostragem do cartão amarelo.

Como o Braga não conseguiu melhor do que um empate a um golo em casa esta tarde frente ao Marítimo, com o golo do empate marcado de penalty. o Benfica passou a dispôr de 3 pontos de avanço sobre o Porto e 4 sobre o Braga, aguardando o jogo de amanhã do Sporting com o Penafiel. Faltam 9 jornadas e o Campeonato está ao rubro.

Sem comentários:

Enviar um comentário