Blog Widget by LinkWithin

2005-09-30

Cataclismo português na Jornada Uefeira

Benfica e Porto perdem na Champions League. Sporting, Braga e V. Setúbal eliminados na Uefa.Só o V. Guimarães se salvou...

Incrível. Depois de na 1ª. Jornada as equipas portuguesas (com excepção do FC Porto que perdera) terem tido uma "performance" digna de registo, nada fazia prever este cataclismo que se abateu em termos futebolísticos (também tu ó futebol!) sobre Portugal.

O Benfica na 3ª. feira perdera em Manchester, resultado que se teoricamente normal, soube a pouco face ao comportamento benfiquista e ao sabor amargo da derrota a seis minutos do fim do jogo.

No dia seguinte o inacreditável aconteceu. Em dia de aniversário o Porto que chegou a 2-0, perdeu o jogo frente a uma desconhecida e modesta ( a verdade tem de ser dita) equipa eslovaca por 2-3.

Hoje a confirmação do cataclismo. O Sporting que ganhara na Suécia por 2-1 viu-se cedo a perder por 0-1 mas chegou ao empate ainda na 1ª. parte. No último minuto do jogo viu a eliminatória empatada com a marcação do 2º. golo sueco, que levou a decisão para o prolongamento. O Sporting voltou a empatar (e a comandar a eliminatória) mas como na Uefa não há "golo de ouro" o jogo continuou até se jogarem os 30' do prolongamento. Não foi preciso tanto para se saber que o Sporting também iria ser eliminado, porque a sete minutos do final os suecos do Halmstad voltaram a marcar por Ingelsten . 2-3 foi o resultado final e assim a modesta equipa sueca parece predestinada para ganhar em Lisboa (há anos eliminou o Benfica de Mourinho!).

Antes do Sporting já se soubera da eliminação do Braga e do V. de Setúnbal. O Braga que não sofrera qualquer golo nos seis jogos oficiais já disputados nesta época, começou o jogo com o Estrela Vermelha de Belgrado praticamente a perder. Atacou muito teve períodos de grande pressão sobre o adversário com o guarda-redes a ser a "estrela da companhia" mas o golo do empate que daria ainda esperanças de reviravolta surgiu quase no fim do jogo não dando tempo para a recuperação.

O Vitória de Setúbal ( a equipa que estava em pior colocação depois da 1ª. mão 1-1 em Setúbal) também começou mal o jogo pois bastaram 9 minutos para a Sampdoria ganhar vantagem. Todavia um golo do Vitória igualaria a eliminatória e até houve oportunidades suficientes para isso (designadamente uma bola no poste da baliza italiana) mas o resultado não sofreu alteração até final.

Curiosamente, só o Vitória de Guimarães - que na Liga nacional está mal classificada- foi a equipa que tendo a segurança dos três golos de vantagem da 1ª. volta se apresentou com confiança gerindo o resultado e o tempo. Com 0-0 ao intervalo a eliminatória estava garantida e o Vitória fazendo jus ao nome até viria a ganhar de novo o jogo com um golo de Saganowski aos 82'.

Jornada negra para Portugal na Europa do futebol que nem a vitória dos Sub-19 no jogo de selecções contra o Luxemburgo por 3-0, para o Campeonato da Europa da categoria constitui lenitivo.


0 comments: