Blog Widget by LinkWithin

2004-09-16

Futebol - Redução de Clubes nas Ligas Profissionais

Como adepto interessado do futebol causa-me severa preocupação o que se vai passando sobre a tão necessária redução do número de clubes nos Campeonatos Profissionais de futebol.

Mais uma vez tantos estudos e muito pouco se vê em termos de concretização.

O que temos ouvido, desde a deliberação do Conselho Superior de Desporto de promover a redução de 18 para 16 clubes nas duas ligas profissionais do futebol português, em termos de declarações de responsáveis da Federação e da Liga, reuniões e mais reuniões sem que nada se concreto expire, leva-nos a supor, que mais uma vez nada vai ser feito.

Em primeiro lugar porque os campeonatos já começaram, em segundo lugar porque esta redução ao libertar quatro clubes a mais que passariam a ser introduzidos na 2ª Divisão B, sendo que a solução ou proposta que se ouve por aí obrigaria a que nem sequer o vencedor de cada zona tivesse acesso imediato à 2ª Liga profissional, tem consequências que não agradam.

Pois bem em vez de adiar a decisão para o próximo ano (e quando lá chegarmos certamente voltaremos a ter os mesmos problemas e assistiremos às mesmas discussões), porque não se adopta já com efeitos nesta época, que aliás ainda está a começar, um esquema em duas fases, que proponho seja o seguinte:

Primeira época (já esta em curso)

1ª LIGA Em vez de descerem os habituais três lugares desceriam quatro (isto é desceria apenas mais um clube do que é normal). Da 2ª Liga em vez de subirem os habituais três primeiros classificados esta época excepcionalmente subiriam apenas dois clubes.
Concluindo, no final desta época desportiva ou seja na próxima época a 1ª Liga já teria apenas 16 Clubes ( actualmente 18 , descia +1 e subiria da 2ª Liga -1 relativamernte ao habitual)

2ª LIGA Com os ajustamentos feitos na 1ª LIGA a 2ª Liga ficaria afectada pela entrada proveniente da descida da 1ª liga de mais um clube e da permanencia na 2ª Liga por não subida de também um (o 3º classificado que deixaria de subir). Sendo assim dos 18 habituais por força desse ajustamento passaria para 20. Pois bem, isso não aconteceria, pois sugiro a descida de mais dois clubes do que é hábito, isto é em vez de descerem três desceriam 5, proporcionando que na próxima época a 2ª LIGA mantivesse os mesmos 18 clubes. Da 2ª Divisão B continuariam a subir os vencedores de zona.

Esta 2ª divisão B apenas era afectada pela presença assim de mais dois clubes que seriam eliminados para os distritais por um concomitante ajustamento residual, aliás, nas descidas aos distritais.


Na próxima época promover-se-ia, por sua vez, a redução de 18 para 16 clubes na 2ª LIGA, mediante a descida de 5 clubes e a subida habitual dos vencedores de zona da 2ª Divisão B.

Esta redução de 18 para 16 em duas etapas, ou seja em dois anos, permitia atingir o objectivo pretendido sem que houvesse necessidade de um grande aumento no número de clubes a descer, nem em diminuição dos clubes a subir (designadamente da 2ª Divisão B para a 2ª Liga), com excepção nesta época da 2ª Liga que só subiriam 2 em vez dos habituais 3.

Depois disto, assunto resolvido a contento de todos, acho eu ….


0 comments: