Páginas

2006-02-09

O que as colunas de opinião dizem (e não dizem)...

Nos debates políticos ou desportivos percebe-se que estejam adeptos dos diferentes mais importantes partidos ou clubes, respectivamente. E a parcialidade e até algum facciosismo compreende-se. A cor é ostensiva. Aquele é o representante do partido X e este é o representante do Clube Y.

Agora está na moda nos jornais as colunas de opinião. Perceber-se-ia a sua popularidade se as mesmas dessem a conhecer a opinião de «experts», isto é de especialistas, com capacidade superior, quer pelos estudos, conhecimentos, experiência ou prestígio demonstrado e reconhecido em certo segmento de actividade. No fundo, opinião de gente competente e preferencialmente independente. Mas não é assim!

Essas opiniões, pelo contrário, são meras "bolas da bancada", parciais, falam apenas no que melhor lhes convém. Extraem conclusões a partir de factos (muitas vezes até estes adulterados) extrapolados, fazem juízos de valor inconsequentes, lançam apenas a "confusão", ultrapassam hierarquias, toda a gente é "burra" e incompetente menos eles e pior do que tudo não exteriorizam de modo directo a cor, embora ao fim da leitura de dois meros parágrafos ela seja bem visível.

É pena esta forma de jornalismo!

"Bolas da bancada" de hoje no Jornal de A BOLA é um exemplo disso. Vejam só a "barbaridade" do título: "As estranhas protecções à barbaridade de Petit". Leiam mais isto: "… A meu ver era para partir e foi uma sorte os pitons assassinos errarem o alvo por pouco". "… Que Petit seja useiro em atitudes destas toda a gente o sabe, excepto os doutos conselheiros e desembargadores da Liga" , "Na outra vez ainda se poderia pensar que só pretendeu afastar Liedson para tão longe quanto possível, mesmo que para o hospital …" , etc. etc.

Impressionante que um jornalista supostamente preocupado com a violência no desporto, use esta verborreia que pouco fica a dever a terrorismo (verbal). Coitadinho do Liedson que precisa de um advogado de defesa destes.

E não se pense que falo disto porque está em causa o Petit. Meus amigos se ele prevaricou, se fez uma entrada agressiva, se violou as normas, que seja castigado!!! Mas não é com este tipo de linguagem de profissionais da escrita que as coisas melhoram.

Só para terminar … será que o mesmo jornalista não viu na mesma jornada desportiva a reacção do Sá Pinto junto do banco do Nacional? Não é verdade que ele é useiro e vezeiro nesse tipo de atitudes? E porque não uma palavra que seja sobre isso?

1 comentário:

Agnelo Figueiredo disse...

Olá looking4good.
Obrigado pela visita.
Quanto ao seu post, tenho a dizer-lhe que tento ser racional em tudo, excepto no futebol. Aí não sou apenas sportinguista: sou pior!
Cumprimentos

Enviar um comentário