Páginas

2006-02-18

Guimarães impõe KO ao Benfica

V. Guimarães 2 -0 Benfica

Adeus ao título ... e esperança na manutenção

Se este jogo era uma final então mais uma vez temos que concluir que o treinador do Benfica não soube preparar a equipa. Em jogo com muita chuva e terreno pesado foi o Vitória que se apresentou no início de jogo mais audaciosa no ataque beneficiando de dois livres muito perigosos, o primeiro dos quais Moretto teve de se aplicar. Até que num remate de longe (já não era o primeiro) do Vitória por Svart a bola é desviada pela cabeça de Ricardo Rocha para golo. Não foi surpresa é caso para dizer "quem anda à chuva molha-se": O Benfica não atacava e só defendia, por isso perdia.

Aos 30' o Benfica não tinha um único remate à baliza de Nilson enquanto o Guimarães tinha dez. Como estranhar o resultado? Nos últimos dez minutos da primeira parte, finalmente, os ainda campeões nacionais procuraram chegar à baliza vimaranense mas o melhor que conseguiram foi "tirar" alguns amarelos aos jogadores do Vitória.

Na segunda parte esperava-se que desde o início o Benfica continuasse a pressão ofensiva dos últimos minutos da 1ª. parte mas cedo se verificou que a capacidade de organização de lances inofensivos do actual Benfica é muito fraca. Um passe para a direita para Nuno Gomes poderia ter permitido a este o isolamente, mas o avançado encarnado esperou pela bola para dominá-la em vez de dominá-la em movimento para a baliza e perdeu-se a oportunidade. Agora o Guimarães aglomerava-se nas imediações da área mas ... chegou ao 2-0 e matou o jogo. Várias oportunidades dos defesas do Benfica afastarem a bola, primeiro Nélson que podia ter cedido canto, preferindo pôr a bola der cabeça em plena área, depois Ricardo Riocha que afasta a bola para os pés de Neca que fez um golo incrivelmente fácil.

Percebeu-se que o jogo estava ganho pelos locais e o campeonato perdido para o Benfica. Nem as substituições tardias feitas por Koeman (treinador muito passivo e tacticamente um desastre) podiam mudar os acontecimentos.

Em jogo dificil para arbitrar Lucílio Baptista foi da esperteza que se lhe conhece. Distribuiu cirurgicamente os amarelos, mas para quem os já tinha ... não havia problema. Que o diga Cléber. Na primeira parte houve um lance de possível falta sobre Leo na área do Guimarães e o Benfica marcou um golo, mas aqui a decisão de anulá-lo por fora de jogo foi bem tomada pelo juiz assistente.

2 comentários:

Anónimo disse...

calma!!!

ainda faltam + de 10 jogos!!! Muitos pontos estao em disputa por isso ainda n estao arredados do titulo

quanto ao guimaraes, penso q vao superar este momento

Unknown disse...

Amigo,
Passei para desejar-te um lindo fim de semana e dizer que ha festa la em casa... em dose dupla... hehehehehe...
E, claro, para deixar flores, beijos e muitos sorrisos do lado de ca do planeta... :)

Enviar um comentário